sexta-feira, 8 de maio de 2020

Sociologia - Ensino Médio (3ºA)

Leitura de texto: Ciência Política

O poder

 Na vida social, poder significa a capacidade de agir ou de determinar o comportamento de outras pessoas. As relações de poder perpassam todas as relações sociais. Por exemplo, entre casais namorados ou casados, entre pais e filhos ou por exemplo em instituições empresariais entre chefes e subordinados, patrões e empregados, em departamentos públicos, etc. No Estado o poder é um importante mecanismo ou instrumento de controle social.

Política e poder

 O conceito fundamental da Ciência Política é o conceito de poder. Segundo a definição do sociólogo alemão Max Weber (1864-1920), o centro da atividade política é a busca pelo poder. Para Weber, a política é a luta por participar do poder ou influenciar sua repartição. Mas o que, afinal é o poder?
 Weber chamou de dominação a probabilidade de encontrar obediência em um grupo de pessoas. A dominação, para durar, precisaria ser legítima: isto é, precisaria de alguma forma, convencer as pessoas de que é certo obedecer. As pessoas podem se convencer por motivos diferentes. Weber identificou três principais tipos de dominação legítima. Eles não são os únicos possíveis e, na prática sempre se misturam em um processo de dominação.

(Os três tipos de dominação legítima classificados por Weber não são fundamentais nesse momento. Realizem as atividades e na próxima aula eu explico quais são e como operam como categorias políticas e força de dominação)

Atividade 1

Desnaturalizando a noção de poder

1) Se for possível assista o filme:   A Onda (1ª versão 2008) You Tube

2) A partir da observação dos principais personagens responda:

a) O poder como mecanismo de controle e coerção aparece no filme? De que forma? 
b) O uso da autoridade de forma irresponsável pode nos levar a grandes tragédias sociais? Justifique a partir da análise do filme.

3) Leia o parágrafo abaixo, reflita e produza um pequeno texto a respeito das relações de poder em sua vida. (10 linhas mais ou menos)

Porque você obedece?

A quem você obedece? A seus pais, aos professores, a um líder religioso, ao governante? Pense nos motivos que o fazem obedecer a cada uma dessas pessoas. A quais delas você obedece por motivos afetivos, a quais porque é “assim que as coisas são”, a quais por reconhecer que são competentes em determinada área? Você considera que há abuso de poder em algum desses casos? Em caso afirmativo, você deixaria de obedecer?

Atividade 2 (reflexões sobre fatos atuais)

1) Leia a seguinte afirmação e responda:

 No Brasil há por parte dos cidadãos e do Ministério da Saúde a consciência de que as desigualdades sociais e econômicas farão com que as famílias em condições precárias de moradia e emprego e educação sejam as mais atingidas.

a) Você concorda com esta afirmação? Justifique sua resposta
b) De que forma a não participação na política e nas decisões do governo podem afetar a vida prática das pessoas e o seu próprio cotidiano e futuro?

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