Atividade 1
Pense em seu cotidiano, leia a afirmação, realize uma reflexão e responda as questões.
A vida em sociedade nos remete a problemas que surgem no cotidiano e que demandam atitudes que muitas vezes nos colocam diante de dilemas relacionados às nossas crenças e costume, ações naturalizadas e aceitas sem questionamentos e reflexões.
1) Cite algumas alterações causadas pela pandemia provocada pelo Coronavírus em sua vida pessoal e na sociedade ou vida coletiva.
2) A pandemia causada pela transmissão do coronavírus pode ser considerada um problema social? Justifique sua resposta.
3) Com base nas noções de conhecimento científico, conhecimento do senso comum e o conhecimento religioso trabalhados em sala de aula responda
a) Quais são as características dessas três formas de conhecimento?
4) Explique de que forma as instituições científicas e médicas tem abordado a questão relacionada ao isolamento social e sua relação com a transmissão do vírus. (Utilize o caderno do aluno para consultas)
Leitura de texto Sociologia
As Ciências Sociais
Há milhares de anos, os seres humanos buscam compreender o mundo e os fenômenos que ocorrem em seu dia a dia . Para cada problema encontrado, como a falta de comida, a travessia de um rio, a distância entre duas cidades, buscava-se uma solução. Entretanto até o final da idade média, essa busca por conhecimento e soluções não acontecia em relação às transformações e aos conflitos sociais (os choques culturais e religiosos, os conflitos geracionais, a estrutura familiar , a organização política e econômica), que eram entendidos como fenômenos naturais ou resultado da providência divina. Nesses casos, não cabia à humanidade interferir. Uma realidade na qual não se pode interferir não é vivida como um problema, mas como destino, e um destino não pode ser objeto de ciência.
Somente a partir do século XVIII, a sociedade e os fenômenos sociais (como a organização econômica e política do mundo feudal) começaram a ser problematizados e vistos como uma construção humana – portanto, passível de ser transformada, destruída, ou reconstruída. Mais do que isso essa transformação poderia ser realizada a partir de objetivos traçados pela própria sociedade, com base em princípios éticos modernos que propunham a liberdade, a igualdade e a fraternidade contra a servidão, a hierarquia e a exploração.
O contexto social e político que mudou o modo como as sociedades ocidentais olhavam para si mesmas e as transformou em objeto de estudo científico foi um processo histórico que envolveu duas revoluções, uma econômica e outra política: a Revolução Industrial e a Revolução Francesa.
Assim, ao conhecimento religioso e filosófico construído ao longo da história foi acrescentado outro modo de compreender a realidade social: o conhecimento científico. Naquele contexto, marcado pelas transformações radicais das revoluções Industrial e Francesa, surgiu a Sociologia, ciência que tem como objetivo compreender os conflitos, as permanências e as transformações das sociedades contemporâneas. Em conjunto com a Antropologia e a Ciência Política, A Sociologia constitui o campo do conhecimento científico denominado Ciências Sociais.
Atividade 2
1) Pesquise na internet ou em livros didáticos quais foram as principais transformações ocasionadas na sociedade europeia a partir da Revolução Industrial e da Revolução Francesa. (Não esqueça de citar a fonte da pesquisa).
2) Cite quais são os campos que compõem as Ciências Sociais?
3) Cite exemplos de objetos de estudos da Antropologia, da Sociologia e da Ciência Política.
4) Na condição de sujeitos históricos ou de seres humanos que fazem a história, portanto são capazes de transformá-la. Você concorda coma afirmação?
5) De que forma podemos agir sobre nossa história individual e social/coletiva?
6) Explique imagem abaixo:
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