quinta-feira, 21 de maio de 2020

Língua Portuguesa - Ensino Fundamental II (6ºA)

Aula no Centro de Mídias no dia 15/05/2020

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 – É O FIM DA PICADA!

Leia os textos seguir.

Texto 1

É o fim da picada: reino ameaçado
(Disponível em . Acesso em 04 out. 2019. Imagem modificada, com finalidades didáticas, para esta atividade)

Não é de hoje que as abelhas vêm sumindo do meio ambiente; aliás, estão desaparecendo lentamente. Os apicultores reclamam desse sumiço e a preocupação faz todo sentido. Só no ano de 2019, em três meses, mais de 500 milhões de abelhas foram encontradas mortas em quatro estados brasileiros: São Paulo, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
É fato que a abelha é muito importante para a vida humana e animal, não apenas por produzir mel, mas também polinizar flores e frutos, como exemplo, o maracujá, que é polinizado pela espécie chamada Mamangaba. Existem milhares de espécies de abelhas na natureza, responsáveis pela polinização de várias culturas, portanto, são essenciais para o meio ambiente. No nosso país, cerca de 60% das plantas cultivadas para a alimentação humana e animal dependem da abelha.
 Geralmente, os perigos para os pequenos insetos ocorrem devido à urbanização, ao desmatamento e às queimadas, pois o habitat natural do inseto é destruído. Além disso, a poluição, as mudanças climáticas e uso de agrotóxicos nas proximidades das colmeias também são fatores prejudiciais às abelhas. Não bastasse tudo isso, há uma doença, chamada Síndrome do Colapso da Colônia, em que as abelhas simplesmente abandonam suas casas, o que é um mistério para os cientistas.
A redução das abelhas na natureza causa danos no ecossistema, pois há uma interdependência entre sua existência e a de diversas plantas com flores que são fecundadas por esses insetos. Com a diminuição da vegetação, a alimentação reduz, causa aumento de preços para o consumo e a cadeia agrícola, que contrata milhares de pessoas, diminui as ofertas de emprego.
Várias organizações vêm trabalhando em campanhas para informar as pessoas quanto à importância das abelhas e da luta contra o uso de agrotóxicos. É fundamental que todos saibam cuidar dessas maravilhosas criaturas, para que elas continuem a exercer seu reinado na natureza.

Texto 2

Dia Mundial das Abelhas
Roseli Ota

Você sabia que dia 20 de maio é o dia Mundial das Abelhas? A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2018, para lembrar a importância da polinização ao equilíbrio dos ecossistemas e o desenvolvimento sustentável. Além de serem fonte de mel e de outros produtos, as abelhas garantem o sustento de apicultores e muitas outras famílias que dependem da polinização em suas plantações.

(Texto de Roseli Ota, com finalidades didáticas, para esta atividade. Imagem disponível em:  <https://www.canva.com/design/DADnWAi8MU0/pIVr5XkVF6JwWZc6vFIEZw/edit?category=tACFagP 1mXg>Consulta em 04 out. 2019

Texto 3

Lucineia Campos - Fernandópolis / SP

Comentário de Internet Lucineia Campos - Fernandópolis / SP Que triste notícia! As abelhas estão sofrendo com a ação do homem porque o uso de agrotóxico agride muito o meio ambiente e os mais frágeis são atingidos. As abelhas são essenciais para a vida, mas não reconhecemos o seu valor. Além de nos dar a lição de como conviver em sociedade e produzir sem danificar nada no planeta, elas estão morrendo pois não somos capazes de respeitá-las.

Depois de ler os textos 1, 2 e 3, analise cada um deles para responder às questões propostas a seguir.

1) Os três textos dialogam? O que os aproxima? Quais são as semelhanças entre eles?

2) Embora os três textos apresentem semelhanças temáticas, eles têm a mesma finalidade comunicativa e a mesma função social? Comente.

3) De acordo com o texto 1, por que a abelha é tão importante para o meio ambiente? E por que elas estão morrendo?

4) A expressão “É o fim da picada”, no título do texto 1, remete a uma expressão popular. Qual é o sentido dessa expressão? Em relação ao texto 1, o sentido da expressão é o mesmo?

Logo, a expressão “É o fim da picada” é ambígua? Comente.

5) No texto 1, “É o fim da picada: reino ameaçado”, o substantivo “abelha” é retomado ou modificado por diferentes palavras. Sublinhe no texto e aponte no quadro abaixo quais são essas palavras.

Lembre-se: Coesão e coerência textual são elementos essenciais do texto, eles garantem a conexão de ideias e a tessitura dando sentido à produção. As palavras que você identificou no quadro acima são importantes recursos de coesão e coerência: ao mesmo tempo em que retomam informações do texto, elas promovem articulação das ideias e evitam repetições.


6) Observe o enunciado do comentário da internet: “As abelhas são essenciais para a vida, mas não reconhecemos o seu valor. Além de nos dar a lição de como conviver em sociedade e produzir sem danificar nada no planeta, elas estão morrendo, pois não somos capazes de respeitá-las.” 6- As palavras mas e pois estabelecem conexões entre as partes do enunciado. Elas introduzem, respectivamente, a ideia de

a) oposição e adição.
b) oposição e conclusão.
c) explicação e oposição.
d) oposição e explicação.

7) Em “[...] pois não somos capazes de respeitá-las”, o pronome “-las” refere-se

a) à sociedade.
b) à vida.
c) às abelhas.
d) a planeta.

8) Com base nos textos 1, 2 e 3, quais são as principais consequências do desaparecimento das abelhas?

9) Selecione um dos problemas que prejudica a sobrevivências das abelhas e proponha uma possível solução. Socialize as ideias com seus colegas de classe.

10) Você sabe que produtos são feitos à base de mel? Faça uma pesquisa e compartilhe com seus colegas.

Para saber mais acesse: <https://www.infoescola.com/zootecnia/apicultura/>.Acesso em 11 out. 2019.

Atividade 2 – Culinária em ação

Receita  – Pão de Mel

Ingredientes

3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de chocolate em pó
1 colher (sobremesa) de bicarbonato
1 colher (café) de cravo em pó
1 colher (café) de canela em pó
1 e 1/2 xícaras (chá) de leite morno
1/2 xícara (chá) de mel
1 barra de chocolate ao leite

Modo de preparo

1. Coloque em uma vasilha todos os ingredientes secos peneirados.
2. Acrescente o mel e o leite morno.
3. Misture tudo com uma colher; não use a batedeira.
4. Unte as forminhas próprias para pão de mel ou use uma forma de bolo.
5. Leve ao forno preaquecido (200° C), por aproximadamente 20 minutos.
6. Retire do forno, deixe esfriar e desenforme.
7. Corte ao meio e recheie com beijinho, brigadeiro mole ou doce de leite.
8. Derreta o chocolate ao leite por 1 minuto, no micro-ondas ou em banho-maria.
9. Banhe os pães de mel, coloque-os para secar em papel alumínio ou papel manteiga.

1) Qual é a finalidade do gênero textual receita culinária? Em que situações é utilizado?
2) Observe que o texto é organizado em duas partes articuladas. Levante hipóteses: por que isso ocorre?
3) Analise os verbos no quadro abaixo:

coloque – acrescente – misture – unte – leve – retire - corte - derreta – banhe

a) Vimos, anteriormente, que os processos verbais situam-se em três modos - indicativo, subjuntivo e imperativo -, e produzem diferentes efeitos de sentido. No enunciado em análise, como se manifestam os verbos? Que efeitos de sentido eles produzem?

4) Retextualização: atividade em grupos



Jurema leu a receita de pão de mel e adorou a ideia! Partiu para o supermercado, comprou os ingredientes e colocou a mão na massa. Quando os pães de mel ficaram prontos, ela tirou uma foto e enviou para sua irmã Sofia, que, na mesma hora, pediu explicações sobre a receita. No intuito de ajudar, Jurema começou a digitar a receita em um aplicativo de celular. Como estava muito atarefada, não concluiu o texto. Portanto, ajude Jurema e termine o texto, para enviá-lo a Sofia. Observe o estilo de linguagem que Jurema utilizou.

Sofia, eu separei os seguintes ingredientes: ____________________________________ Depois, coloquei em uma vasilha todos os ingredientes secos peneirados. Acrescentei o mel e o leite morno. _____________________________________________________ Depois, coloquei em uma vasilha todos os ingredientes secos peneirados. Acrescentei o mel e o leite morno. _____________________________________________________ ______________________________________________________

2 comentários: