AULAS 3 e 4
LEIA COM ATENÇÃO E RESPONDA OS EXERCÍCIOS 1 E 2 DAS PÁGINAS 2 E 3 DA APOSTILA. (RESPONDER NA PRÓPRIA APOSTILA).
NÃO SE ESQUEÇA DE DAR RESPOSTAS COMPLETAS, ESCREVÊ-LAS A LÁPIS E RELER AS RESPOSTAS SEMPRE PARA VERIFICAR SE O TEXTO PRODUZIDO TEM SENTIDO E SE AS PALAVRAS FORAM ESCRITAS CORRETAMENTE.
LEMBRE-SE DE PONTUAR AS RESPOSTAS DE MODO ADEQUADO.
1. Observe a imagem¹ a seguir:
Figura 1: Cara, se tipo assim, o seu filho escrever como fala ele tá ferrado
Agora, registre as respostas nas linhas abaixo de cada pergunta.
a. Quem pode ter escrito esse bilhete?
b. Por que alguém escreveria esse bilhete?
c. A quem esse bilhete se destina?
d. Qual é a mensagem do bilhete?
2. Leia o poema² e, a seguir, responda às questões que seguem.
Vício na fala
Para dizerem milho dizem mio
Para dizerem melhor dizem mió
Para dizerem pior dizem pió
Para dizerem telha dizem teia
Para dizerem telhado dizem teiado
E vão fazendo telhados.
Questões propostas:
• Quais palavras são consideradas variações de linguagem?
• O vocabulário é mais usado no meio rural ou urbano?
• É possível ouvir pessoas nas cidades usando essas variantes?
Fonte: Imagem retirada para uso nessa sequência didática disponível em: enem/questoes/2009/segundo-dia/.
Acesso em: 12 fev. 2020, 11:22.
Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/1893179. Acesso em 12 fev. 2020.
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