quarta-feira, 20 de maio de 2020

Língua Inglesa - Ensino Médio (1ºC)

Conectivos (Connectives)

Os conectivos (connectives, ou linking words), também conhecidos como palavras de transição (conjuctive adverbs / transitional adverbs), servem para estabelecer uma ligação entre conceitos, ideias ou palavras em uma mesma frase ou entre frases distintas. Estes termos são importantes para manter o que chamamos de coesão de um texto, isto é, quando as ideias transmitidas em frases e parágrafos estão interligadas e seguem uma lógica. É justamente por existir coesão em um texto que podemos dizer que ele ficou claro ou fácil de compreender.
Por isso, os conectivos são agrupados de acordo com a sua função dentro do texto. A quantidade de conectivos existentes no inglês é grande, portanto, veremos alguns exemplos (os mais comuns) dos grupos mais usados no idioma.

Exemplificar

Para exemplificar, uma expressão muito comum de ser usada antes de dar um exemplo e muito similar ao Português: for example (por exemplo), que também pode ser substituída por for instance.

Vejamos:

There are some wonderful cities to visit in Brazil, for example / for instance Rio, Salvador, Florianópolis, and Belém.
Contrastar
Muito usados no inglês, “but” é usado para contrastar orações dentro de uma sentença e “however” para contraste entre sentenças:
I like going to the beach, but I never go at midday.
I’ve always enjoyed going to the beach. However, I never go there at midday.
Podemos usar despite, in spite of, que são seguidas por substantivos ou gerúndios (verbo + ing). Não são seguidas por partes de uma sentença (sujeito + verbo).
Despite losing the match, the team were happy with their efforts.
In spite of the lost match, the team were happy. (Eles perderam o jogo mas estavam contentes).
Para construções seguidas por sujeito + verbo, precisamos adicionar “the fact that”
Despite the fact that they lost the match, the team were still happy.
In spite of the fact that they lost, the team were still happy.

Resumir

Nesse caso temos expressões que são geralmente usadas no começo da sentença, indicando que vamos resumir a ideia principal do que acabamos de expor. Exemplos: in conclusion, in summary, all things considered.

In summary, the meeting was very productive and all the participants were able to present their ideas.
Adicionar
Para adicionarmos informações, usamos “and” ou “also” ou até um mais formal furthermore ou moreover que são mais usados na linguagem escrita.
I like Italian and Japanese food.
I want to be an astronaut. I also want to be a biologist. What should I do?
The company’s business plan for next year is excellent; furthermore/moreover, it points to the direction of success for next five years.
The company is attempting a hostile take over; furthermore/moreover, they plan to lay off hundreds of employees.

Ideia de sequencia

Temos aqui linking words fundamentais quando estamos fazendo uma narrativa. Elas organizam a história numa sequência de eventos, facilitando para o leitor a compreensão do texto.

First we have to consider the existence of the linking words, then their importance, and finally their use in a sentence.

Ideia de causa

Quando queremos explicar a razão ou a causa de algo, podemos usar linking words como: due to, because of, because, since, as, entre outras. Nesse caso também é muito importante prestar atenção à estruturação das frases. Exemplos:
Due to / Because of the heavy rain the flight was cancelled. (Antes de um substantivo ou um verbo no gerúndio)
Because/Since/As it was raining heavily the flight was cancelled. (Antes de uma sentença)

Ideia de resultado

Quando falamos de resultado estamos falando da consequência de algo e as linking words mais usadas são: therefore, consequently, as a result, so, sendo esse último mais usado na fala.
They heard the warning on the radio; therefore, they took another route.
As a result of the accident, Tom couldn’t walk for six months.

Activity

1-Assinale a alternativa que corresponde a um sinônimo para a palavra, em destaque, a seguir:
DESPITE the growing use of computers in classrooms American universities are still graduating millions of
technological illiterates.

a) spite
b) spite the
c) in spite of
d) spite of
e) spite of the

2- CESGRANRIO 1995 - The sentence “Though overshoppers later experience considerable remorse, they find shopping exciting” contains an idea of:

a) addition.
b) alternative.
c) cause.
d) condition.
e) contrast.

3-MACKENZIE 1996 – ADAPTED - Corporations can no longer afford lifetime employment and the seniority system, whereas young workers do not consider company life the most important.
– The meaning of whereas in the text is:

a) sufficiently.
b) theoretically.
c) at present.
d) intensely.
e) while.

4- CESGRANRIO 1990 - A less significant but perhaps more curious use of the laser in medicine is to remove tattoos. Whereas before tattoos were virtually impossible to remove without considerable difficulty and pain, now they can be removed relatively painlessly.
– The word WHEREAS means:

a) as.
b) when.
c) while.
d) where.
e) because.

Instruções: Copiar o conceito e a atividade no caderno.

ATENÇÃO: REALIZAR PESQUISA DE UM PAÍS QUE FALA A LÍNGUA INGLESA COM LÍNGUA MATERNA.
NA PESQUISA DEVE CONTER: CORES DA BANDEIRA DO PAÍS, QUANTOS HABITANTES, CAPITAL, ATUAL PRESIDENTE, COMIDA TÍPICA E MAIOR GERADOR DE ECONOMIA DO PAÍS, PRINCIPAIS TRAÇOS CULTURAIS.
FAZER MANUSCRITO EM PAPEL ALMAÇO, INCLUIR FIGURAS.
ENTREGAR O  TRABALHO ATÉ DIA 22 DE MAIO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário