TEMA: Principais conceitos sobre violência
A Organização Mundial da Saúde/ OMS define violência como o uso intencional da força física ou do poder real ou em ameaça, contra si próprio, contra outras pessoas, ou contra um grupo ou uma comunidade, que resulte ou tenha qualquer possibilidade de resultar em lesão, morte, dano psicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação.
Se lhe perguntarem o que é violência, certamente você terá muita coisa para falar, pois todos nós temos informações sobre isso, já fomos vítimas ou agimos de forma violenta. Desse modo, temos nossas concepções sobre o que é violência e sobre como lidar com ela.
TIPOS DE VIOLÊNCIA
Violência Criminal; É o tipo mais comum identificado. Abrange as agressões as pessoas e aos seus bens e constitui objeto de prevenção e repreensão por parte da segurança Pública: Policia procuradoria e poder judiciário.
Violência coletiva: Caracteriza-se por qualquer distinção, exclusão ou restrição baseada em atributos com raça, classe social, crença religiosa, que anule ou prejudique o exercício dos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou em entre nações e grupos, movimentos de grandes grupos de pessoas desalojadas, guerras entre gangues e vandalismo de massas.
Violência interpessoal: é uma forma de relação com o outro baseada na prepotência, discriminação, intimidação, raiva, vingança e inveja, que costuma produzir danos morais, físicos ( inclusive morte) e psicológicos.
Violência auto infligida: São assim chamados os suicídios, as tentativas e as ideações de se matar e de auto-mutilar. Muitas vezes esses atos podem ser relacionados a momentos de rupturas no ciclo de vida como adolescência e velhice, graves crises econômicas, desempregos etc.
Violência cultural: é a que se expressa por meio de discriminação e preconceito que de tão repetidos e reproduzidos se tornam comuns e naturais na sociedade.
Violência: psicológica: Refere-se a agressões verbais ou gestuais com objetivo de aterrorizar, humilhar, amedrontar a vítima, restringir sua liberdade ou isolá-la do convívio social.
Violência contra crianças e adolescentes: são quaisquer atos ou omissões dos pais, parentes, responsáveis, instituições, em última instância, da sociedade em geral, que levam a danos físicos, emocional, sexual e moral ás vítimas.
Violência – étnico- racial: é uma das mais cruéis formas de violência cultural e ocorre pela discriminação de uma pessoa ou grupo pelos seus atributos étnicos como cor da pele, formato de partes do corpo, textura do cabelo, entre outros.
Violência de gênero: é uma forma específica de violência cultural que se constitui em dominação, opressão e crueldade construídas e reproduzidas no dia a dia das relações de poder desigual entre gêneros. É exercida principalmente contra as mulheres na forma de machismo.
Atividade: Copie as perguntas no caderno e responda.
1) A partir da sua reflexão sobre o texto acima, você consegue identificar que tipos de violências que costumam ocorrer na nossa sociedade, ou no seu bairro?
2) Você conhece alguém que sofre ou já sofreu algum tipo de violência? Comente.
3) Em sua opinião quais são as pessoas que mais sofrem estas violências? Explique.
Vc sabe se as eletivas estão sem ano então e para todos os anos pff obrigado
ResponderExcluir