segunda-feira, 11 de maio de 2020

História - Ensino Fundamental II (6ºD)

Investigando nossas origens.



A evolução da humanidade foi dividida em longos períodos Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.

Paleolítico: Iniciado há cerca de quatro milhões de anos e encerrado em torno de 10 mil a.c, foi o período mais longo da história da humanidade. Quando também apareceram os hominídeos (considerados ancestrais possíveis de nossa espécie). O paleolítico também foi chamado de idade da pedra lascada, porque os seres humanos conseguiram construir ferramentas retiradas das lascas de pedras. Eram também coletores nômades, pois sempre mudavam de lugar em busca de regiões de clima agradável com oferta de água e alimentos.

Neolítico: Durou de 9000, a.C a 6000 a.C. Este período também é conhecido por idade da pedra  polida, porque nela os seres humanos passaram a polir as pedras. Desenvolveram instrumentos mais afiados e eficientes, criaram o arco e a flecha, construíram embarcações e inventaram a roda.
 Neste período passaram a cultivar os alimentos e a domesticar os animais como: ovelhas, porcos, bois e a produzir alimentos. Os grupos se fixaram em um local tornando-se sedentário (povo ou comunidade que se fixa em um lugar), surgiram às primeiras aldeias e, depois cidades.

Revolução Neolítica: Também conhecida como  Idade dos Metais, pode ser subdividida em três períodos: Idade do Cobre, Idade do Bronze e Idade do Ferro que marca o inicio da dominação dos metais por parte das primeiras sociedades sedentárias, criaram instrumentos mais eficazes para o cultivo e armas para caça. Com o desenvolvimento das armas deu-se inicio ao processo de dominação de uma comunidade sobre a outra.

Para saber mais assista ao vídeo  pelo link ou pesquise em seu livro didático.

Atividade:

https://www.youtube.com/watch?v=JbvQrNpGQhE
https://www.youtube.com/watch?v=-RshsFEgdXg

Faça em seu caderno um quadro comparativo entre Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais destacando as principais características.

Nenhum comentário:

Postar um comentário