Aula no Centro de Mídias no dia 19/05/2020
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3 – VARIEDADES LINGUÍSTICAS: E EU COM ISSO?
Atividade 1 – Variedades da língua: diferentes falantes, diferentes falares
Imagine que cada balão simbolize a maneira de falar de diferentes indivíduos. O que a diversidade de cores, tamanhos e formatos sugere?
Uma língua e seus falante
A Língua Portuguesa é a língua oficial do Brasil, isto é, a língua que nos identifica como povo da nação brasileira. É também o “código” que utilizamos em situações de comunicação e interação oral e escrita. O Brasil é um país de grande extensão territorial e diversidade cultural. Embora tenhamos uma língua oficial escrita, única para todos os brasileiros, há diferentes grupos linguísticos que se identificam pela diversidade de modos de falar. As diferenças da língua falada podem ser observadas no sotaque, no vocabulário, na organização sintática de sentenças, no estilo, entre outros aspectos que, em muitas situações, possibilitam a identificação da origem sociocultural e geográfica dos falantes. Há também os estrangeirismos ou empréstimos linguísticos, e há, ainda, os neologismos (palavras novas). Muitos fatores interferem no processo de variação linguística, entre eles a ocupação do espaço geográfico por diferentes grupos, as mudanças históricas da língua, em geral, na forma e nos sentidos, o avanço tecnológico, a formação de comunidades e estilos. Pense nisto:
• Há diferenças de sotaque entre falantes das regiões brasileiras?
• As gírias do tempo de nossos pais e avós são as mesmas utilizadas hoje?
• Expressões como “mano”, “cara”, “brother” têm o mesmo significado?
• Expressões como bullying e cyberbullying, sempre fizeram parte de nosso repertório linguístico?
• Expressões como shopping center, outdoor, internet fazem parte do dia a dia dos brasileiros. Será que elas teriam a mesma “força” comunicativa se fossem utilizadas em português?
• A palavra “você” sempre teve essa forma escrita?
Portanto, quando se fala em variedades linguísticas, é preciso considerar as várias possibilidades de mudanças de uma língua e as diferenças que tais mudanças condicionam: históricas, geográficas, socioculturais, estilísticas. Observe o cartum a seguir:
2) Observe a fala da garota, no segundo quadrinho.
a) Duas palavras ocorrem no diminutivo. Quais são elas?
b) Conclua: por que as palavras “passarinho” e “bonitinho” foram escritas como “passarim” e “bunitim”, no segundo quadrinho?
c) A fala da garota, no segundo quadrinho, indica que:
( ) a personagem não sabe falar língua portuguesa adequadamente.
( ) a personagem usa uma variante linguística de estilo.
( ) o autor reproduziu equivocadamente a fala da personagem.
d) O emprego do diminutivo é bastante comum em alguns grupos linguísticos, seja para indicar tamanho, seja para produzir efeitos de sentido de afetividade ou ironia. No cartum em análise, o emprego do diminutivo tem o mesmo sentido na fala do homem e na fala da garota? Comente.
3) As histórias sequenciadas em quadrinhos compõem-se de recursos expressivos verbais e não verbais. No cartum em análise, além da relação entre as imagens caricaturais e a fala das personagens, outro recurso gráfico-visual é responsável pela produção de sentidos do texto – os balões. Como os balões aparecem nesse cartum? O que eles representam?
4) No texto lido, o efeito de humor ocorre porque o passarinho
a) não sabe falar.
b) só sabe cantar.
c) fala como a garota.
d) só sabe assoviar.
Atividade 2 - Preconceito linguístico: O que é? Como se faz?
As pessoas falam de maneiras diferentes, mas isso não significa que um jeito de falar é melhor que outro. Criticar a maneira como uma pessoa fala é um ato de preconceito – o preconceito linguístico - tão sério quanto qualquer outro.
Há muitos mitos em torno das variedades linguísticas, os quais revelam atitudes preconceituosas e prejudiciais aos indivíduos. Alguns desses mitos são apresentados a seguir. O que você pensa sobre eles? Converse com a turma a respeito.
• Todos os brasileiros falam a língua portuguesa da mesma maneira.
• Aprender língua portuguesa é difícil.
• O brasileiro não sabe falar língua portuguesa.
• As pessoas que não vão à escola falam errado.
• Falamos da mesma maneira que escrevemos.
Atividade 3 - Da oralidade para a escrita: normas linguísticas
1) Observe o enunciado a seguir e converse com a turma sobre o texto.
a) Onde esse gênero textual costuma circular? Qual é a principal função desse tipo de enunciado?
b) Do ponto de vista da organização das ideias, o enunciado é compreensível? Comente.
c) Do ponto de vista da ortografia, as palavras estão devidamente escritas? Quais delas precisam de correção? Reescreva-as.
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