quarta-feira, 1 de abril de 2020

Língua Portuguesa - Ensino Fundamental II (6ºA)

Aulas 45 e 46

Leia os quadrinhos abaixo, copie as questões em seu caderno e responda-as.



1) Os quadrinhos apresentam um dia na vida da personagem Calvin. Quem interage com ele em casa? E na escola?

2) No 1º quadrinho, a mãe grita para o menino que se levante da cama e diz que não o chamará de novo. O menino obedece imediatamente à ordem da mãe? Por quê?

3) Observe o comportamento das pessoas em relação a Calvin.

a) Quem é que mais “pega no pé” de Calvin: o pai ou a mãe?
b) Em todas as situações, Calvin age passivamente, sem argumentar a seu favor? Justifique sua resposta.

4) As situações vividas por Calvin são semelhantes às vividas por crianças e adolescentes.

a) Em sua casa e na escola, que frases semelhantes às usadas na história você ouve todo dia?
b) Na sua opinião, com que objetivo os adultos dizem essas frases para crianças e adolescentes?

5) As pessoas dirigem-se a Calvin empregando palavras e expressões como: “Levante-se”, “saia da cama!”, “sente-se!”, “coma a sua comida!”, “Durma bem!”.

a) O que grande parte dessas expressões indica?
b) Entre elas, há apenas uma que provavelmente agrada a Calvin. Qual é essa expressão?
c) Por que, em quase todas a expressões, Calvin é contrariado?

6) A história começa com Calvin na cama. Observe-o nesses dois momentos.

a) Que estado emocional a expressão “AI, AIIII....” revela?
b) A expressão usada por Calvin no último quadrinho diz respeito às duas situações? Por quê?
c) Na sua opinião, o que é “um grande dia” para a mãe de Calvin?

7) E como tem sido a sua rotina nestes dias de quarentena? Descreva-a.

a) Qual tem sido seu estado emocional? Explique.
b) Quais expressões você mais tem escutado ultimamente?
c) E você também se sente contrariado, como o Calvin? Em que momentos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário