segunda-feira, 6 de abril de 2020

Geografia - Ensino Fundamental II (6ºA, 6ºB e 6ºC)

Aula 9

Lugar: Lugar é uma parte ou porção determinada do espaço em que vivemos. O lugar é onde as pessoas moram, estudam, trabalham, consomem, ou seja, realizam as atividades cotidianas e, portanto, desenvolvem suas relações sociais, afetivas e de solidariedade - de ajuda e colaboração - ou de conflitos. Essas relações fazem com que os lugares sejam diferentes, mesmo que tenham paisagens muito parecidas.
Os lugares não estão isolados uns dos outros. Eles se relacionam, uma vez que as pessoas, os governos e as empresas de lugares diferentes também estabelecem relações.
Isso acontece quando pessoas se locomovem de um lugar ao outro para trabalhar, estudar e se divertir, quando são veiculadas notícias e informações, quando são realizadas compra e venda de produtos entre empresas de lugares diferentes. São, portanto, as pessoas que dão sentido aos lugares.
A identidade dos lugares se refere ao conjunto de características próprias que os diferenciam dos demais. O lugar engloba o espaço construído pelos indivíduos e grupos humanos e o espaço que faz parte do cotidiano de uma sociedade.

Imagem 1 - Bairro da Liberdade

Já imaginou viajar para o Japão, sem sair de São Paulo? Essa grande metrópole permite essas possibilidades, e visitar o bairro da Liberdade é mergulhar na cultura e tradições nipônicas.

Imagem 2 - Av. Sapopemba, adutora Rio Claro

De acordo com a leitura do texto sobre lugar responda:

1) Na imagem 1, qual a identidade cultural característica do lugar? Que elementos são evidentes?
2) Na imagem 2, qual a identidade cultural do lugar?
3) Observe a imagem abaixo:


a) Você consegue se localizar nesta imagem? O que você reconhece neste lugar?
b) Você passa por este lugar quando vai para a escola ou para casa ou quando está passeando? Conte uma pequena história deste lugar ( 5 linhas ).

Aula 10

Espaço Geográfico: A palavra espaço tem vários significados, entre eles o de espaço sideral, dado ao conjunto de estrelas, planetas, satélites, cometas, etc…
O espaço geográfico é o conjunto integrado de paisagens resultantes de fenômenos naturais e da ação humana ao longo do tempo, isto é, tem todo um processo histórico que tem que ser levado em consideração.
Cada espaço pode ter diferentes formas ou funções , conforme a atividade principal que nele se desenvolve: lazer, comércio, moradia, etc…
Os espaços também podem mudar de formas e funções. Por exemplo, um bairro que no passado tinha função predominantemente industrial pode, anos depois ser um bairro predominantemente residencial.
O espaço geográfico é construído e reconstruído constantemente pelo trabalho humano e pela natureza, assim como, toda a história, todo o passado, presente e futuro. Por este conceito espaço geográfico é algo mais amplo.

Aula 11

Orientação e Localização no Espaço Geográfico

Desde o início de sua história, os seres humanos criam mecanismos de orientação no espaço geográfico para se deslocarem de um local para o outro.
Você saberia descrever maneiras de se orientar?
Quando queremos nos orientar em relação às pessoas e aos objetos, é comum`que no dia a dia usemos termos como à frente, atrás, à direita, à esquerda, para cima, para baixo, entre outros. Mas como nos orientar em espaços maiores como no alto mar, num deserto ou numa densa floresta, quando não existem pontos de referência? Há muito tempo, observando os astros, os seres humanos perceberam que é possível se orientar em espaços onde não existam pontos de referência conhecidos. Vamos ver maneiras de se localizar.

Orientação pelo Sol

Observando o sol, o ser humano percebeu que esse astro surge ( ao amanhecer ) e desaparece ( ao anoitecer ) aparentemente nas mesmas direções todos os dias, a partir daí foi determinado , como convenção, um conjunto de pontos de orientação, chamados de pontos cardeais: leste, oeste, norte e sul.
Ficou estabelecido que:
- onde o sol nasce será Leste ( L ), ou Oriente ( que significa nascer )
- onde o sol desaparece será Oeste ( O ), ou Ocidente ( que significa poente )
Foram estabelecidos também:
- o Norte ( N ), ou Setentrional ou Boreal;
- o Sul ( S ), ou Meridional ou Austral.
-
Vejam estes links:

https://www.youtube.com/watch?v=q1WytQXl-uI&feature=youtu.be&t=36
https://www.youtube.com/watch?v=mYKO93TbRe0&feature=youtu.be&t=503
https://www.youtube.com/watch?v=Jdo8UrxP-YE&feature=youtu.be&t=635

7 comentários:

  1. A história precisa mesmo só ter 5 linhas???

    ResponderExcluir
  2. Porque vocês não dão aula no Google ClassRoom ou aula por vídeo chamada?? esse site está sendo PÉSSIMO para fazer as tarefas.

    ResponderExcluir
  3. Agr isso virou agentes secretos so pode ;-;

    ResponderExcluir
  4. por favor mudem a letra do site, não da para entender nada com essa letra cursiva

    ResponderExcluir
  5. eu nao entendi a primeira pergunta algum professor poderia me explicar pelo amor de Deus







    ResponderExcluir
  6. como eles querem que gente faça se eles nao responde as nossas perguntas ai fica dificil ne miga
    pelo amor de Deus





    ResponderExcluir