Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Paulo Freire
sexta-feira, 3 de abril de 2020
História - Ensino Fundamental II (7ºA, 7ºB e 7ºC)
Copie os textos em seu caderno e em seguida, copie e responda as questões propostas:
O Renascimento do Comércio
Os senhores feudais e os servos passaram a vender a produção excedente nos mercados locais. A população e o consumo continuavam aumentando, intensificando-se as trocas. Com isso, muitas pessoas passaram a viver do comércio e do artesanato. A moeda voltou a ter importância. As estradas tornaram-se movimentadas e novos povoados formaram-se ao longo delas. Começaram a surgir mercados temporários - as feiras - nos cruzamentos das rotas de comércio, ás margens dos rios ou perto de fortalezas. Essas feiras reuniam mercadores de diferentes pontos da Europa, que se encontravam para realizar o comércio de seus produtos e operações financeiras. Os senhores feudais incentivavam a realização desses mercados em suas terras, interessados na renda que poderiam obter com os impostos que cobravam dos mercadores. Ofereciam proteção e cobravam as taxas. As feiras entraram em declínio a partir do século XIII, com o crescimento das cidades. Existiam duas importantes rotas marítimas: a do Mediterrâneo e a do Norte da Europa. Pelo Mediterrâneo, mercadores europeus vendiam armas, barcos e madeiras para os Árabes e compravam especiarias (cravo, caneta,noz-moscada, gengibre) e produtos de luxo. A partir do século XI, essa rota passou a ser conquistada pelas cidades italianas de Gênova e Veneza. 0 mar Mediterrâneo e o mar Báltico eram o eixo econômico do comércio no Norte da Europa. 0 principal porto era o de Bruges, na região de Flandres. Era aí que se encontravam os mercadores de várias rotas terrestres e do Mediterrâneo. Nessa região, os mercadores associaram-se para monopolizar a venda de determinados produtos. Essas associações eram chamadas de ligas ou hansas. A mais importante foi a Liga Hanseática, que reunia mais de 80 cidades
O Renascimento das Cidades
O renascimento das cidades coincidiu com a crise do sistema feudal. A agricultura continuou sendo uma atividade muito importante. 0 campo produzia alimentos e matérias-primas; a cidade concentrava a atividade artesanal. Entre o campo e a cidade estabeleceram-se relações comerciais. Muitas cidades nasceram em áreas pertencentes aos senhores feudais e, por isso, estavam sujeitas ao seu controle e lhes pagavam impostos. Essa situação levava a constantes conflitos entre os habitantes das cidades e os senhores feudais. As cidades começaram a reivindicar autonomia. Para isso, organizaram associações. Algumas compravam a liberdade e outras conquistaram gradativamente a autonomia. Quando conquistavam a liberdade, esse fato era registrado num documento chamado Carta de Franquia. As cidades medievais eram conhecidas como burgos, e seus habitantes eram chamados de burgueses.
1) A partir do século XI, começaram a ocorrer transformações na agricultura europeia. Essas transformações foram ocasionadas por:
Assinale a alternativa correta.
a) Sementes de melhor qualidade foram trazidas pelos cruzados do oriente
b) Introdução de máquinas agrícolas movidas a vapor
c) Aperfeiçoamento dos instrumentos de trabalho dos camponeses
d) Abertura de canais de irrigação na maioria dos feudos
2) Explique por que ocorreu um aumento da população nos feudos a partir do século XI.
3) Quais as rotas comerciais marítimas que se tornaram importantes a partir do século XI?
4) O que foram as ligas ou hansas? Qual a mais importante?
5) O que era ferias?
6) Dê onde vem a palavra burguês?
7) Muitas cidades nasceram dentro dos feudos. Como elas conseguiram autonomia?
8) Por que ocorriam conflitos entre os habitantes das cidades e os senhores feudais?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Não era para ser feiras na questão 5
ResponderExcluir