terça-feira, 28 de abril de 2020

História - Ensino Fundamental II (6ºD)

 Os Primeiros Habitantes da América.
                                                           .


A maioria dos estudiosos concordam que o local de origem do ser humano é a África, em 1974, estes estudiosos descobriram um dos mais antigos esqueletos já conhecidos. Um fóssil de um individuo do sexo feminino, que tinha cerca 3,2 milhões de anos que foi batizada com o nome de Lucy em homenagem a musica Lucy inthe sky withdiamonds, do grupo musical the Beatles.
Como chegaram: Há duas hipóteses principais para explicar o caminho percorrido pelos povoadores da América:

 Hipótese nº 1. Chegaram à América por terra, depois de atravessar o Estreito de Bering situado entre a Sibéria (Rússia) e o Alasca (Estados Unidos). Essa travessia teria ocorrido uma das vezes que o nível do mar baixou muito e formou uma espécie de ponte de terra e gelo ligando a América à Ásia pelo norte.

 Hipótese nº 2. Chegaram à América por mares vindos da Oceania. E, depois de atravessar o Oceano Pacífico navegando de ilha em ilha em pequenas embarcações, desembarcaram nas costas do continente americano.

 Outra possibilidade, ainda, é que parte deles tenha vindo a pé, pelo Estreito de Bering, e a outra parte, navegando pelo Pacífico.

Pré-História brasileira

Quando os primeiros seres humanos chegaram no Brasil, as características da terra eram muito diferente das atuais. Nessas terras viviam mamíferos enormes, como mastodonte, preguiça-gigante, macrauquênia e o tigre-dente-de-sabre. Os primeiros habitantes do Brasil eram caçadores e coletores.
Viviam da caça de animais pequenos como veados, emas e de coletas de frutos, como a castanha e o pinhão. Entre eles estavam o povo de Lagoa Santa, o povo Umbu (também conhecidos como povo da flecha) e os povos dos sambaquis ( palavra originaria do Tupi- ostra-amontoado). Nos anos de 1970, na região de Lagoa Santa em Minas Gerais, cientistas descobriram a maior coleção de fósseis disponíveis para estudo dos primeiros habitantes da América. Em 1999, o arqueólogo brasileiro Walter Neves se surpreendeu ao descobrir que o fóssil que vinha estudando era o mais antigo de toda a América; tratava-se do crânio de uma mulher que viveu há cerca de 11500 anos. O cientista brasileiro batizou-a de Luzia (em homenagem a Lucy). Cientistas ingleses reconstituíram a fisionomia de Luzia e, surpresos, descobriram que as suas feições se assemelhavam as dos nativos da África e da Austrália.                                                                                   
Recentemente, com base em materiais inéditos de Lagoa Santa (MG), Walter Neves descobriu também que as características cranianas do povo de Luzia também eram semelhantes ao dos africanos e australianos. Para ele, então, o povo de Luzia entrou na América antes dos grupos que deram origem aos indígenas atuais. Sendo assim, existiram dois grandes conjuntos de povoadores da América um que entrou há 14 milhões de anos e outro há 11 mil anos (este último deu origem aos indígenas no Brasil).

Para uma maior compreensão assista aos vídeos:

https://www.youtube.com/watch?v=fL-aX6gykXQ

https://www.youtube.com/watch?v=yZGXDlSCn1k

Atividade:

Leia e copie o texto em seu caderno.

Copie e responda as questões abaixo:

1) Qual o nome que os cientistas deram ao esqueleto descoberto em 1974 e por quê escolheram esse nome.

2) Quais as duas hipóteses principais para explicar o caminho percorrido pelos povos da América?

3) Qual o local de origem dos habitantes da América?

4) Onde fica o maior acervo arqueológico do Brasil.?

5) “O estudo de fósseis humanos no Brasil começou no século XIX, com escavações nas grutas de Lagoa Santa, em Minas Gerais.” Indique quais foram as descobertas nesse território, citando a principal delas.

6) Quando os grupos humanos chegaram ás Américas eles viviam basicamente de:

Nenhum comentário:

Postar um comentário