Copie e resolva as atividades.
Roteiro 1: Reconhecendo a eletricidade no dia-a-dia
1) Pesquise sobre: Resistores, Motores, Fontes/geradores.
2) Construir uma tabela com 5 colunas, classificando os aparelhos em Resistores, Motores, Fontes/geradores, Comunicadores e Outros.
Aparelhos: geladeira, lâmpada, televisão, pilha, ventilador, chuveiro, furadeira, bateria, computador, secador, aparelho de barbear, ferro de passar, tomada, liquidificador, telefone sem fio, DVD player, microfone.
Roteiro 2: Buscando as especificações dos aparelhos
3) Faça uma pesquisa em sua casa procurando as placas de especificação ou manuais de cada aparelho eletrônico que você possui. Classifique os aparelhos e as grandezas apresentadas. Por exemplo, em um ferro de passar roupa há a seguinte marcação: 750 W, 127 V, 50 – 60 Hz.
Obs.: V – tensão, W – potência, Hz – Frequência.
4) Depois de ter buscado as grandezas nos equipamentos de sua casa, responda às seguintes perguntas:
a) Por que os aparelhos apresentam essas especificações?
b) O que significa cada um dos símbolos? Explique.
c) Que símbolos representam a corrente, a tensão, a potência e a frequência de cada aparelho?
d) Qual grandeza pode ajudar você na avaliação do consumo de energia elétrica? Por quê?
e) Podemos afirmar que os equipamentos de alta potência são os maiores consumidores de energia elétrica? Explique sua resposta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário