segunda-feira, 30 de março de 2020

Língua Portuguesa - Ensino Fundamental II (6ºA)

Do Conto aos Quadrinhos - Texto e Contexto

(Quem tiver a apostila, desenvolva a atividade na apostila; quem não tiver, copie e desenvolva-a no caderno)

Imagine que você foi convidado a produzir uma tirinha baseada no texto “Conto ou não conto?”, de Abel Sidney. As cenas a seguir representam alguns episódios. Procure lembrar-se do percurso da história ou volte ao texto e recupere a sequência de fatos. Lembre-se de que os gêneros textuais organizam-se de diferentes maneiras. Para transformar um gênero textual em outro é, portanto, necessário fazer as devidas adequações de linguagem.


(Copie esta atividade e responda-a no caderno)

Depois da produção, converse com seus colegas sobre os resultados. Considerem que as histórias sequenciadas em quadrinhos apresentam também características narrativas, porém organizam-se com outros recursos, verbais e não verbais.
a) Quais são as principais diferenças entre a linguagem de um conto e a linguagem de uma HQ?
b) Na HQ que você produziu, é possível identificar a presença de um narrador? Ele se manifesta da mesma forma como em um conto? Comente.
c) Que tempo verbal predomina em uma HQ? Por quê?
d) Na HQ, há relações entre os recursos expressivos verbais e não verbais? Essas relações são importantes para a construção dos sentidos do texto? Comente.

Veja os quadrinhos e vídeos a seguir e escreva um texto de, no máximo, 15 linhas descrevendo-os e dando sua opinião sobre eles.

Turma da Mônica. Disponível em: http://turmadamonica.uol.com.br/quadrinhos/ . Acesso em: 08 out. 2019.

Turma da Mônica Oficial. Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UCV4XcEqBswMCryorV_gNENw
Acesso em: 08 out. 2019.




Nenhum comentário:

Postar um comentário