Copie e responda em seu caderno as seguintes questões :
1) O Jequitibá-açu é a árvore-símbolo do Rio de Janeiro.
Como essa árvore obtém seu alimento nas teias alimentares?
a) Os vegetais e os animais são considerados seres produtores, porque realizam a
respiração para produzirem seu próprio alimento através da luz do Sol, da água e
do gás oxigênio.
b) Os vegetais, como seres consumidores, realizam a fotossíntese e a respiração
para produzirem seu próprio alimento e a energia utilizada para seu metabolismo.
c) Os vegetais produzem o oxigênio e o alimento ao final da fotossíntese, a partir
da energia solar, da água e do gás carbônico, por isso são chamados de
decompositores.
d) Os vegetais são seres vivos capazes de utilizar a luz do Sol, a água e o gás
carbônico para produzirem seu próprio alimento através da fotossíntese e, assim,
são chamados produtores.
2) Leia o texto:
“A cada dia sendo mais empurrada para fora de seu habitat, a capivara está vivendomais próxima das áreas urbanas. E, com fácil adaptação, esse roedor tem invertido
a realidade dos animais silvestres, se multiplicando de forma acentuada em algumas
regiões no estado de São Paulo que já virou objeto de pesquisa científica. Há
suspeitas de que a proliferação das capivaras estaria provocando surtos
epidemiológicos de febre maculosa.”
Fonte: D.Rocha. Portal Fauna Brasil, 12 out. 2006
O texto informa a invasão das capivaras em áreas urbanas. Os fatores que podem
ser relacionados a esta invasão e à perda da qualidade de vida da população são:
a) o desmatamento, a falta de predadores naturais e as doenças transmitidas à
população.
b) a caça predatória, a ocupação desordenada do ecossistema natural e as
doenças transmitidas à população.
c) a adaptação ao mesmo ecossistema e a participação na vida da população
local.
d) o desmatamento, a adaptação ao mesmo ecossistema local e a manutenção da
boa qualidade de vida.
3) Complete com setas , formando assim, uma cadeia alimentar e responda:
a) Na cadeia alimentar acima, o produtor está representado por qual ser vivo?
b) Nessa cadeia, o sapo é um consumidor primário, secundário ou terciário?
c) O gavião para conseguir energia precisa comer muito ou pouco? Por quê?
d) Quantos seres vivos estão representados nessa cadeia alimentar?
4) Observe bem a figura abaixo e responda:
a) Que processo estudado em sala de aula está acontecendo acima?
b) Qual a importância desse processo para a nossa vida?
c) Quais são os seres que realizam este processo?
5) As células são os componentes fundamentais de todos os seres vivos, não sendo encontradas apenas nos vírus. Algumas pessoas costumam dizer que as células são formadas por membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Entretanto, nem todas as células possuem núcleo organizado, recebendo o nome de:
a) células eucarióticas.
b) células vegetais.
c) células procarióticas.
d) células autotróficas.
e) células heterotróficas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário