quinta-feira, 19 de março de 2020

Geografia – Ensino Fundamental II (7ºA, 7ºB e 7ºC)

A atual conjuntura social e econômica do Brasil, deriva de um processo histórico construído através das relações humanas. Nesse processo, alguns personagens se destacam pela sua luta, por igualdades e na defesa ambiental.

1) Observe as imagens abaixo e responda.

a) A qual período histórico elas pertencem?
b) Escreva o que você sabe sobre cada uma das imagens.

A Carta de Pero Vaz de Caminha

 Índio Tibiriçá

Caravela século XV

Cristóvão Colombo

Pedro Álvares Cabral


2) Quem foi o Índio Galdino?

Leia o texto a seguir e realize a atividade proposta.

O Índio Galdino

 Em 1997 o líder indígena Galdino de Jesus dos Santos, foi brutalmente assassinado por 5 rapazes da alta sociedade brasiliense quando estava abrigado em uma parada de ônibus. Ele havia ido para Brasília para lutar por demarcações de terras indígenas.
Diferente do índio do século XV o indígena é uma pessoa como qualquer um de nós, pode ter até alguns hábitos e costumes diferentes da maioria dos brasileiros, mas é um cidadão comum de nossa sociedade que tem direitos e deveres, estuda e trabalha conosco.

Texto: Marli Paixão

a) Desenhe uma figura indígena que represente o indígena Galdino

Para sistematizar as ideias finais, sugerimos o acesso ao vídeo : https://www.youtube.com/watch?v=ZecRLbA7H3w

 3) As Capitanias Hereditárias

As Capitanias Hereditárias

 As Capitanias Hereditárias foram um sistema administrativo implementado pela
Coroa Portuguesa no Brasil em 1534.
 O território do Brasil que pertencia a Portugal, foi regionalizado em faixas de terras e doadas aos nobres de confiança do rei D. João III (1502-1557), chamados de donatários. Essas terras poderiam ser passadas de pai para filho e, por isso foram denominadas como hereditárias. Assim, ficou estabelecido a criação de 15 capitanias e seus 12 donatários, uma vez que uns receberam mais que uma porção de terra e as Capitanias do Maranhão e São Vicente foram divididas em duas porções.
 Os principais objetivos eram administrar contra invasões estrangeiras, povoar e extrair recursos da terra. No entanto, duraram pouco tempo, apenas 16 anos, devido a grande extensão territorial das capitanias e ineficiência administrativa, prosperando apenas as capitanias de Pernambuco e São Vicente.

Texto: Camila Vieira e Marli Paixão


Autor: Jorge Pimentel Cintra
Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Novo_mapa_Capitanias.jpg 

Após a leitura e análise do texto e mapa, responda as questões abaixo:

a) Quantas capitanias hereditárias existiram e quais seus nomes ?
b) Quais as capitanias que prosperaram e indique no mapa com seta.
c) O que se entende pela palavra hereditária ? Qual a sua relação com o texto?
d) Qual o objetivo de Portugal ao dividir o território em capitanias e como eram chamados os donos das capitanias?
e) As capitanias hereditárias respeitaram os territórios indígenas existentes no Brasil antes do descobrimento? Converse com seu professor e escreva as observações realizadas em sala.
f) Como os povos indígenas daquele tempo eram vistos pelos europeus e de que forma essa visão refletiu nos povos indígenas dos dias de hoje?
Existe alguma relação com a história do Índio Galdino? Escreva suas observações.

4) Atividade: Leitura e análise de texto e imagem.



Texto 1

Irmã Dorothy, uma freira norte americana, esteve presente na Amazônia desde a década de setenta junto aos trabalhadores rurais da Região do Xingu e no Estado do Pará. Sua atividade pastoral e missionária buscava a geração de emprego e renda com projetos. Seu trabalho focava-se também na minimização dos conflitos fundiários na região. Defensora de uma reforma agrária justa, por isso, Irmã Dorothy mantinha intensa agenda de diálogo com líderes camponeses camponesas, políticos e religiosos na busca de soluções práticas para minimizar conflitos relacionados a posse e a exploração da terra na região Norte.
Irmã Dorothy Stang foi assassinada, com seis tiros, um na cabeça e cinco ao redor do corpo, aos 73 anos de idade, no dia 12 de fevereiro de 2005,
No cenário dos conflitos agrários no Brasil, seu nome associa-se aos de tantos outros homens, mulheres e crianças que morreram e ainda morrem por terem seus direitos violados.

Texto: Marli Paixão
Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dorothy_Stang Acesso em:19/07/2019



Texto 2

 
Chico Mendes foi um ambientalista, sindicalista, ativista, político e seringueiro. Foi militante da reforma agrária e da conservação do meio ambiente, além de fundador de reservas extrativistas não predatórias, foi assassinado por donos de terras opositores à sua luta.
Ele nasceu no seringal Porto Rico, localizado na região de Xapuri, no Acre. Com pai seringueiro, ele acompanhou o trabalho dos seringueiros desde a infância, tornando-se profissional da área. Diferentemente de outros seringueiros, que eram analfabetos devido ao difícil acesso aos estudos na região, alfabetizou-se aos 16 anos, quando aprendeu a ler e escrever.

Texto: Elizeu Passolongo e Marco Antonio Bolotario
Disponível em:https://pt.wikipedia.org/wiki/Chico_Mendes Acesso em 19/07/2019

A partir da leitura dos textos e da análise das imagens, realize o roteiro investigativo abaixo:

a) Com o marca texto, grife os trechos em comum;
b) Associe os textos as imagens numerando-as
c) Produza um texto jornalístico relatando esses dois fatos históricos.

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