Características gerais do planeta Terra
A Terra esta localizada no sistema Solar, entre os planetas Vênus e Marte: é o terceiro mais próximo do Sol e o quinto maior desse sistema.
O avanço da ciência permitiu compreender que a Terra é um corpo de formato similar ao esférico, e não uma superfície plana, como se acreditou por muito tempo. Geoide é o nome utilizado para descrever esse formato arredondado, irregular e ligeiramente achatado nos pólos, que foi evidenciado principalmente, pela análise de dados obtidos por meio de satélites artificiais (equipamento colocado em órbita ao redor da Terra, com a ajuda de foguetes. Há diversos tipos de satélites artificial cumprindo funções diferentes – alguns, por exemplo, registram imagens da superfície terrestre ou coletam dados da atmosfera, enquanto outros facilitam as telecomunicações.).
Na superfície terrestre estão os elementos que tem a existência da vida, como água, gases, rochas e minerais. Essa superfície é irregular: existem locais planos e elevados, áreas de regiões mais baixas, montanhas, vales e outras formas.
A superfície do planeta está em constante transformação pela ação da natureza e também pela ação humana.
Os movimentos da Terra
A rotação e a translação são movimentos mais importantes do planeta. Eles influenciam diretamente o dia e a noite, o clima e as paisagens de cada local.
A rotação é o movimento que a Terra realiza em torno do seu eixo, ou seja, em torno de si mesma. Esse movimento ocorre de oeste para leste e dura cerca de 24 horas (ou, mais precisamente, 23 horas, 56 minutos e 4 segundos).
Graças à rotação, o Sol aparece de um lado (aproximadamente no leste) e desaparece do outro (aproximadamente no oeste). Para um observador fixo, parece que ele esta se movimentando, quando na verdade é a Terra que se move. Esse fenômeno é chamado de movimento aparente do Sol. Ao longo do dia o Sol é percebido em posições diferentes, com o passar das horas.
A principal conseqüência deste movimento de rotação é a sucessão dos dias e das noites. Em determinado momento, enquanto em uma face do planeta é dia, pois esta sendo iluminado pelo Sol, na face oposta é noite.
A translação é o movimento que a Terra realiza em torno do Sol. Esse movimento completo dura 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 47 segundos, o que, como unidade de medida de tempo, é chamado de ano solar. Para facilitar, o nosso calendário arredonda o ano para 365 dias, e a cada quatro anos é acrescentado um dia ao mês de fevereiro (chamado de ano bissexto).
A distribuição desigual de luz e calor do Sol nos dois hemisférios (Norte e Sul) ao longo de um ano resulta nas quatro estações (primavera, verão, outono e inverno), que tem inicio nos equinócios e solstícios. Essa variação se deve principalmente à inclinação do eixo terrestre associada ao movimento de translação.
Equinócio: momento em que os dias e a noite tem a mesma duração. Ocorre geralmente em 20 ou 21 de março e marca o início do outono no Hemisfério Sul e da primavera no Hemisfério Norte; e em 22 ou 23 de setembro marcando o início da primavera no Hemisfério Sul e do outono no Hemisfério Norte.
Solstício: momento em que há maior duração diferença de duração entre o dia e a noite. Ocorre em 20 ou 21 de junho e marca o início do inverno no Hemisfério Sul e verão no Hemisfério Norte; e de 21 a 23 de dezembro, marcando o início do verão no Hemisfério Sul e do inverno no Hemisfério Norte.
Como a maior parte do Brasil esta no Hemisfério Sul, o verão no país começa em dezembro, e o inverno, em junho.
As Zonas Térmicas
Por causa da inclinação do eixo terrestre e da forma arredondada do planeta, a luz e o calor não chegam com a mesma intensidade a todos os locais da Terra.
As diferenças de intensidade de luz e calor que ela recebe do Sol estão entre os fatores que possibilitam dividi-la em zonas térmicas, utilizando os principais paralelos. Essas divisões ajudam a compreender, por, exemplo, os climas, as paisagens, e a ocupação humana sobre a superfície.
A zona tropical é formada pelas áreas entre a linha do equador e os trópicos; elas recebem grande quantidade de calor e são mais iluminadas.
Dos trópicos até os círculos polares estão às zonas temperadas do sul e do norte.
Nas zonas polares, os raios solares atingem a superfície de maneira muito inclinada e, por essa razão, a quantidade de calor recebida é menor durante todo o ano. Há formação de calotas de gelo próximas aos pólos Norte e Sul.
As Estações do Ano
Em algumas regiões do globo terrestre, principalmente nas zonas temperadas, as quatro estações do ano apresentam características bem definidas.
No verão, os dias são mais quentes e longos, em conseqüência do maior tempo de exposição dos raios solares, e as noites são mais curtas.
No outono e na primavera, as temperaturas tornam-se mais amenas. O dia e a noite tem a mesma duração, já que a iluminação é igual nos dois hemisférios.
No inverno, a temperatura do ar é mais baixa. Faz mais frio, as noites são mais longas e os dias são mais curtos, em razão da menor exposição aos raios solares.
Na zona tropical, essas características das quatro estações não são bem definidas, por isso é difícil diferenciá-la ao longo do ano. Em algumas regiões tropicais e cidades do Brasil (Fortaleza e Manaus), por exemplo, predominam duas estações: a seca e a chuvosa.
Referencia: Araribá mais geografia 6º ano. Editora Moderna.
Atividades
Fazer no caderno de geografia as questões abaixo
1) Sobre as características gerais do planeta Terra, explique:
a) Qual a diferença entre movimentos de rotação e o movimentos de translação da terra?
b) O que é geóide e o que é satélite artificial?
c) Qual a diferença entre solstícios e equinócios e quando eles ocorrem?
2) Com a inclinação do eixo terrestre e da forma arredondada do planeta a luz e o calor do Sol não chegam com a mesma intensidade a todos os locais, podendo se divida em zonas térmicas. Explique como são formadas:
a) A zona tropical
b) A zona dos trópicos
c) As zonas polares
3) As zonas temperadas apresentam as quatro estações do ano bem definidas. Explique como são os dias e noites em cada uma delas e quais mudanças da paisagem em cada uma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário